Trabalho em grupo 2° ano - Repositório

2° ano

Seminário de Sociologia - 2° trimestre

Sociologia e as religiosidades no Brasil

Durante duas semanas do mês de junho, totalizando duas aulas de Sociologia, cada turma do segundo ano estará dividida em grupos para discussão dos temas do Capítulo 6 do livro:Sociologia e as religiosidades no Brasil

Dinâmica do seminário

Cada grupo escolherá um tema para discutir (os temas são limitados em número de integrantes, como podem ver na sessão seguinte). Os grupos deverão fazer uso de slides, e cada integrante deve apresentar uma parte do conteúdo.

Os demais alunos da turma deverão preencher uma ficha entregue pelo professor, informando: o tema apresentado, o que entenderam sobre o tema e um exemplo relacionado ao que foi explicado. A nota do trabalho será dividida entre a apresentação e o preenchimento da ficha.

Atenção!
Os grupos devem ter um número de integrantes dentro da margem estipulada para cada tema. Eu irei realocar membros de grupos maiores ou menores do que o permitido.

Veja os temas para o seminário!

Aqui você encontra a lista de temas, cada um corresponde a uma seção do capítulo do livro. Clicando no tema, você verá o número de integrantes permitido para o grupo que o escolher.

A secularização aconteceu? (Página 76)
Grupo de até 4 integrantes
Sociologia e religiosidade (Paginas 77 até 79)
Grupo de até 5 integrantes
Pertencimento religioso no Brasil (Página 79)
Grupo de até 4 integrantes
Catolicismo no Brasil (Páginas 81 até 83)
Grupo de até 6 integrantes
Evangélicos no Brasil (Páginas 84 e 85)
Grupo de até 4 integrantes
Religiões de matriz africana e afro-brasileiras (Página 86)
Grupo de até 4 integrantes
Espiritismo kardecista (Páginas 86 até 87)
Grupo de até 4 integrantes
Coisa de brasileiro? O fenômeno do sincretismo (Página 87)
Grupo de até 4 integrantes
A sociedade, seus desafios e a religiosidade (Páginas 88 até 89)
Grupo de até 4 integrantes
Atenção!
Aqueles que ficarem sem grupo deverão informar o professor sobre a situação e, assim, serão alocados em grupos. Essa será a única exceção para os casos em que todos os grupos estiverem preenchidos. O professor poderá adaptar grupos para receber novos participantes.

Processo avaliativo

Cada membro do grupo deverá apresentar sua parte do trabalho. Aqueles que faltarem à data da apresentação devem justificar para que, assim, possam entregar um resumo de sua parte ao professor. Faltas sem justificativa não poderão pontuar no quesito apresentação, limitando-se apenas ao preenchimento da ficha.

Cada aluno receberá uma ficha, onde deverá responder às questões referentes às apresentações.

Para esse trimestre, estou dividindo nossas notas em: seminário, vistos no caderno e comportamento para a 1ª nota; e a prova corresponderá à 2ª nota.

No caso do seminário, ele é dividido em apresentação, com até 3 pontos, e preenchimento da ficha, que recebe 2 pontos.

Os vistos no caderno valem 3 pontos, e o comportamento, 2 pontos.

Atenção!
O formulário de inscrição está configurado para excluir automaticamente um tema selecionado por algum grupo. Você não poderá responder ao formulário novamente, portanto, antes de abrir o link, decidam muito bem quem fará parte do grupo, selecionem corretamente sua turma e o tema dentre os disponíveis.