3° ano
Seminário de Sociologia - 2° trimestre
A questão de terras no Brasil
Durante duas semanas do mês de junho, totalizando duas aulas de Sociologia, cada turma do terceiro ano estará dividida em 6 grupos para discussão dos temas do Capítulo 16 do livro: A questão da terra no Brasil.
Dinâmica do seminário
Cada grupo escolherá um tema para discutir (os temas são limitados em número de integrantes, como podem ver na sessão seguinte). Os grupos deverão fazer uso de slides, e cada integrante deve apresentar uma parte do conteúdo.
Os demais alunos da turma deverão preencher uma ficha entregue pelo professor, informando: o tema apresentado, o que entenderam sobre o tema e um exemplo relacionado ao que foi explicado. A nota do trabalho será dividida entre a apresentação e o preenchimento da ficha.
Veja os temas para o seminário!
Aqui você encontra a lista de temas, cada um corresponde a uma seção do capítulo do livro. Clicando no tema, você verá o número de integrantes permitido para o grupo que o escolher.
1. A constituição do meio rural no Brasil (Páginas 254 - 256)
2. Os trabalhadores do campo começam a se organizar (Páginas 256 - 258)
3. A luta dos trabalhadores sem terra (Páginas 258 - 259)
4. Ampliação do movimento e repressão (Páginas 260 - 265)
5. Concentração fundiária, agronegócio e agricultura familiar (Páginas 266 - 271)
6. Novas formas de organização do campo no Brasil: a agroecologia e o Movimento dos Pequenos Agricultores (Páginas 271 - 272)
Processo avaliativo
Cada membro do grupo deverá apresentar sua parte do trabalho. Aqueles que faltarem à data da apresentação devem justificar para que, assim, possam entregar um resumo de sua parte ao professor. Faltas sem justificativa não poderão pontuar no quesito apresentação, limitando-se apenas ao preenchimento da ficha.
Cada aluno receberá uma ficha, onde deverá responder às questões referentes às apresentações.
Para esse trimestre, estou dividindo nossas notas em: seminário, vistos no caderno e comportamento para a 1ª nota; e a prova corresponderá à 2ª nota.
No caso do seminário, ele é dividido em apresentação, com até 3 pontos, e preenchimento da ficha, que recebe 2 pontos.
Os vistos no caderno valem 3 pontos, e o comportamento, 2 pontos.