Trabalho em grupo 3° ano - Repositório

3° ano

Seminário de Sociologia - 2° trimestre

A questão de terras no Brasil

Durante duas semanas do mês de junho, totalizando duas aulas de Sociologia, cada turma do terceiro ano estará dividida em 6 grupos para discussão dos temas do Capítulo 16 do livro: A questão da terra no Brasil.

Dinâmica do seminário

Cada grupo escolherá um tema para discutir (os temas são limitados em número de integrantes, como podem ver na sessão seguinte). Os grupos deverão fazer uso de slides, e cada integrante deve apresentar uma parte do conteúdo.

Os demais alunos da turma deverão preencher uma ficha entregue pelo professor, informando: o tema apresentado, o que entenderam sobre o tema e um exemplo relacionado ao que foi explicado. A nota do trabalho será dividida entre a apresentação e o preenchimento da ficha.

Atenção!
Os grupos devem ter um número de integrantes dentro da margem estipulada para cada tema. Eu irei realocar membros de grupos maiores ou menores do que o permitido.

Veja os temas para o seminário!

Aqui você encontra a lista de temas, cada um corresponde a uma seção do capítulo do livro. Clicando no tema, você verá o número de integrantes permitido para o grupo que o escolher.

1. A constituição do meio rural no Brasil (Páginas 254 - 256)
Grupo de até 5 integrantes
2. Os trabalhadores do campo começam a se organizar (Páginas 256 - 258)
Grupo de até 5 integrantes
3. A luta dos trabalhadores sem terra (Páginas 258 - 259)
Grupo de até 4 integrantes
4. Ampliação do movimento e repressão (Páginas 260 - 265)
Grupo de até 7 integrantes
5. Concentração fundiária, agronegócio e agricultura familiar (Páginas 266 - 271)
Grupo de até 7 integrantes
6. Novas formas de organização do campo no Brasil: a agroecologia e o Movimento dos Pequenos Agricultores (Páginas 271 - 272)
Grupo de até 4 integrantes
Atenção!
Aqueles que ficarem sem grupo deverão informar o professor sobre a situação e, assim, serão alocados em grupos. Essa será a única exceção para os casos em que todos os grupos estiverem preenchidos. O professor poderá adaptar grupos para receber novos participantes.

Processo avaliativo

Cada membro do grupo deverá apresentar sua parte do trabalho. Aqueles que faltarem à data da apresentação devem justificar para que, assim, possam entregar um resumo de sua parte ao professor. Faltas sem justificativa não poderão pontuar no quesito apresentação, limitando-se apenas ao preenchimento da ficha.

Cada aluno receberá uma ficha, onde deverá responder às questões referentes às apresentações.

Para esse trimestre, estou dividindo nossas notas em: seminário, vistos no caderno e comportamento para a 1ª nota; e a prova corresponderá à 2ª nota.

No caso do seminário, ele é dividido em apresentação, com até 3 pontos, e preenchimento da ficha, que recebe 2 pontos.

Os vistos no caderno valem 3 pontos, e o comportamento, 2 pontos.

Atenção!
O formulário de inscrição está configurado para excluir automaticamente um tema selecionado por algum grupo. Você não poderá responder ao formulário novamente, portanto, antes de abrir o link, decidam muito bem quem fará parte do grupo, selecionem corretamente sua turma e o tema dentre os disponíveis.